top of page

O que é o zarcão e quando deve ser utilizado.

Atualizado: 10 de abr.

O que é zarcão?

O zarcão, também conhecido como mínio, é um fundo preparador com textura semelhante à de uma tinta comum, feito à base de tetróxido de chumbo. Ele pode ser utilizado tanto em ambientes e objetos internos quanto externos de uma casa ou indústria, por exemplo.






Qual a função do zarcão?

A principal função do zarcão é atuar como uma camada de proteção anticorrosiva e antioxidante, prevenindo a ferrugem de metais, ferro galvanizado e alumínio.

Com o passar dos anos e a ação do tempo (calor, umidade, chuva), esses materiais tendem a se desgastar se não receberem a proteção adequada. Principalmente os portões e esquadrias de janela devem ser muito bem protegidos para garantir a durabilidade do investimento. Por isso, é importante saber como aplicar o zarcão.

Elaborado para pré-pintura, o zarcão é um produto de fácil aplicação, boa aderência, bom alastramento e ótima homogeneidade, proporcionando excelente proteção contra corrosão e oxidação.

Mas, antes de aplicar, é preciso fazer a preparação adequada e ter os materiais necessários para o trabalho.

Como preparar o zarcão?

Uma dúvida comum sobre como aplicar o zarcão é o que usar para diluir o produto. O produto mais utilizado para diluir o zarcão é a aguarrás.

Cada marca tem uma recomendação específica sobre a quantidade de aguarrás necessária para diluir uma determinada quantidade de zarcão. Dependendo do método de aplicação, a diluição também varia. Para aplicação com pincel ou rolo, o recomendado é diluir 10%. Já para pistola de pintura, a diluição deve ser de 30%.


Materiais para aplicação

Os materiais necessários para a aplicação do zarcão são simples. Primeiro, escolha o método de aplicação (trincha, rolo de pintura ou pistola de pulverização).

Por ser um produto químico e potencialmente tóxico, ele não deve entrar em contato com as vias respiratórias, mucosas ou ferimentos. Para evitar dermatites de contato (alergias), é importante proteger as mãos.

Os equipamentos necessários são:

– Máscara de proteção;– Óculos;– Luvas de segurança;– Avental ou capa de proteção.

Se for utilizar uma pistola de pulverização, é ainda mais importante usar todos os equipamentos, pois a pressão da ferramenta pode espalhar o zarcão pelo ar. Então, tenha cuidado!



PASSO A PASSO

Como aplicar o zarcão em materiais novos

  1. Leve o material para um local aberto e bem ventilado.

  2. Proteja o chão com uma lona ou jornal para evitar respingos no piso.

  3. Se houver algum resíduo de outros produtos, limpe a superfície com um pouco de thinner.

  4. Com o produto diluído na proporção correta, aplique uma camada uniforme de zarcão em toda a peça. Aguarde o tempo de secagem.

  5. Com a primeira demão seca, aplique a segunda camada uniformemente.

  6. Aguarde o período de secagem final, e o material estará pronto para receber o acabamento com a pintura convencional.


Como aplicar o zarcão em materiais com ferrugem

  1. Leve o material para um local aberto e bem ventilado.

  2. Proteja o chão com uma lona ou jornal para evitar respingos no piso.

  3. Coloque os EPIs.

  4. Use uma lixa para remover a ferrugem da superfície até que ela fique livre de qualquer vestígio de desgaste ou oxidação.

  5. Depois, remova o pó com a ajuda de um pano úmido e, se necessário, use thinner para remover resíduos de outros produtos.

  6. Com o produto diluído na proporção correta, aplique uma camada uniforme de zarcão em toda a peça. Aguarde o tempo de secagem.

  7. Com a primeira demão seca, aplique a segunda camada uniformemente.

  8. Aguarde o período de secagem final, e o material estará pronto para receber o acabamento com a pintura convencional.


 
 
 

Comments


(61) 3554-5004

©2022 por Metalatem. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page