top of page

Os principais tipos de parafusos

Atualizado: 8 de fev. de 2022

Há muitos tipos de parafusos no mercado, são diferentes materiais, tamanhos e formatos. Mas você sabe como escolher o melhor para cada aplicação? Veja a seguir.


Como identificar um parafuso.


Antes de escolher entre os tipos de parafusos, é importante saber como fazer sua identificação. Num geral, os principais fixadores são compostos por cabeça, fenda, pescoço, rosca e ponta. Em alguns casos, nem todas as partes estão presentes.


Principais tipos de parafuso:


#1 - Parafuso Sextavado


O parafuso sextavado tem esse nome por conta da sua cabeça com 6 faces. Há, ainda, diferentes fixadores nessa categoria, com variação de rosca, que pode ser inteira ou parcial, grossa ou fina.

Esse modelo é muito usado em construções e reparos e pode ser encontrado em máquinas e equipamentos industriais, além de estruturas metálicas, veículos e móveis de aço.


#2 - Parafuso Auto Atarraxante


O parafuso auto atarraxante possui uma ponta cônica e pontiaguda. Como possui rosca mais fina e cortante, em alguns casos não é preciso fazer um furo prévio na peça em que ele será aplicado.

Sua principal indicação de uso é para a fixação de chapas metálicas, desta forma ele é utilizado em móveis tanto de chapas quanto tubulares, mas não nos materiais de MDF. Para este tipo de móvel, o mais indicado é o parafuso Fixer.

O parafuso auto atarraxante também pode ser utilizado com buchas de nylon e ser aplicado até mesmo em paredes de alvenaria, concreto e drywall.


#3 - Parafuso Allen ou Sextavado Interno

O parafuso Allen é outro modelo do sextavado. Nesse caso, os seis lados estão em sua fenda, por isso ele também é conhecido como sextavado interno.

Sua principal aplicação é na indústria, seja em máquinas, equipamentos ou ferramentas de usinagem. Ele também é muito utilizado em motores e maquinários internos.


#4 - Parafuso Sextavado Rosca Soberba


O modelo sextavado conta, ainda, com a versão de rosca soberba, que está de forma parcial ou inteira no corpo do parafuso. Ele é muito utilizado em portas, cercas e portões de madeira. Esse tipo de parafuso também pode ser aplicado no concreto, por meio de buchas de nylon.


#5 - Parafuso Francês


O parafuso tem cabeça abaulada, similar ao formato de um cogumelo, acompanhada de uma seção quadrada que permite travar o parafuso quando ele é aplicado em furos quadrados ou redondos na madeira.

Entre suas diversas possibilidades de aplicação, estão o uso em carrocerias de caminhão, bancos de jardim, pallets, placas, cercas e escadas de madeira, incluindo o corrimão, entre outros.


#6 - Parafuso Máquina


O parafuso máquina pode ser utilizado com buchas de nylon e ser aplicado em peças metálicas finas. Geralmente possui fenda simples ou phillips, sendo usado com porca ou furo roscado, além de ser aplicado em maquinários variados, ele também serve para fazer conexões metálicas e em eletrodomésticos.


#7 - Parafuso para madeira


O parafuso para madeira possui uma ponta cônica e pontiaguda, com a rosca mais larga. Esse formato é a melhor opção para a fabricação e montagem de móveis e outras estruturas de madeira, como a utilização no ramo da construção civil, para a fixação de caixilhos de portas e esquadrias de janelas fabricadas em madeira, fixação de dobradiças e rodapés. Além disso, também podem ser realizados com buchas de nylon para fixação de objetos em paredes de concreto e alvenaria.


#8 - Parafuso Fixer


O parafuso Fixer, foi especialmente desenvolvido para o segmento moveleiro. Ele é ideal para a fabricação e montagem de móveis em madeiras leves (pinus e aglomerados) e também em MDF.

A partir da tecnologia da linha, é possível garantir mais resistência e melhor desempenho nas aplicações, além de maior qualidade, alta produtividade e mais durabilidade dos produtos. Há vários acabamentos disponíveis, incluindo o bicromatizado, zincado preto, zincado branco e niquelado. Os itens são produzidos em aço baixo carbono, cimentado, com a rosca auto cortante tipo Chipboard e Fenda Phillips.


#9 - Parafuso Plastciser


O Plastciser também faz parte dos nossos parafusos exclusivos. Esse modelo de fixador é indicado para a utilização em polímeros e componentes plásticos.

Sua aplicação inclui o uso em indústrias de eletrodomésticos, como batedeiras e liquidificadores, de refrigeração, eletroeletrônicos, móveis (para puxadores de gaveta), automotiva (na lanterna do carro), entre outras.


248 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page